Grupo AGEL Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartões de Crédito

Ir para baixo

Cartões de Crédito Empty Cartões de Crédito

Mensagem  AGEL Futuro Sex Fev 22, 2008 6:57 am

Como surgiram
A ideia original dos cartões de crédito, concebidos para os homens de negócios que passavam grande parte do tempo em viagem, era a de comodidade e segurança. O pagamento do saldo do cartão era feito de uma só vez e num período curto de tempo, não havendo pagamento de juros. Por outras palavras, o cartão de crédito era para quem tinha dinheiro e não queria andar com ele atrás.


Como funcionam
O funcionamento do dinheiro de plástico é muito simples: todas as compras efectuadas com o cartão de crédito têm um período de crédito gratuito que varia entre os 20 e os 50 dias, conforme a altura do mês em que fez as compras. Se utilizar o seu cartão dentro desse intervalo de tempo tem acesso a uma forma cómoda de fazer as suas compras através de um empréstimo de curto prazo sem juros. No entanto, se deixar passar este período sem saldar por completo a sua dívida, terá de pagar juros diários pelo montante que se encontra por saldar.
Actualmente, a taxa de juro média dos cartões de crédito existentes em Portugal é superior à de outras formas de financiamento disponíveis no mercado como é o caso do crédito pessoal, mas é bem mais fácil de obter e utilizar, podendo escolher de um conjunto de opções de taxa de juro.


Como escolher um cartão de crédito
Quando estiver a escolher um cartão de crédito concentre-se nas suas várias componentes: a anuidade, a taxa de juro, os serviços associados, os benefícios pela sua utilização.
A anuidade é um valor que o banco cobra pela emissão e gestão do cartão, bem como por uma série de serviços associados, como é o caso dos seguros. Se dá importância aos seguros e outros serviços que vêem com o cartão, o melhor é fazer uma análise mais detalhada e escolher o que tiver uma melhor relação preço/qualidade.

Pode ainda escolher o cartão que incorpora benefícios, por exemplo contribuições para produtos de Reforma (PPR ou Fundos de Pensões), ou acumulação de pontos ou milhas que pode trocar por produtos e serviços, em função da facturação.
Se, pelo contrário, a única coisa que lhe interessa é a comodidade e segurança dos pagamentos, então é simples: escolha o cartão com uma anuidade baixa.

Quanto à taxa de juro, ela será nula se optar por pagar mensalmente o saldo total do seu cartão. De qualquer forma, se pretende recorrer a esta forma de crédito, o melhor é escolher as ofertas que permitem obter uma taxa mais baixa, por exemplo, fraccionando por vários meses as compras de maior valor.
Não se esqueça que o financiamento através de um cartão de crédito é apenas uma solução para despesas de natureza pessoal. Equacione, em cada caso, comparar com outro tipo de empréstimo, como o crédito pessoal, ou utilizar o valor disponível de uma garantia para aumentar o montante do seu crédito hipotecário.
AGEL Futuro
AGEL Futuro
Admin
Admin

Número de Mensagens : 157
Idade : 45
Data de inscrição : 16/01/2008

http://oportunidades-ganhardinheiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos