Cartões de Crédito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cartões de Crédito

Mensagem  AGEL Futuro em Sex Fev 22, 2008 6:57 am

Como surgiram
A ideia original dos cartões de crédito, concebidos para os homens de negócios que passavam grande parte do tempo em viagem, era a de comodidade e segurança. O pagamento do saldo do cartão era feito de uma só vez e num período curto de tempo, não havendo pagamento de juros. Por outras palavras, o cartão de crédito era para quem tinha dinheiro e não queria andar com ele atrás.


Como funcionam
O funcionamento do dinheiro de plástico é muito simples: todas as compras efectuadas com o cartão de crédito têm um período de crédito gratuito que varia entre os 20 e os 50 dias, conforme a altura do mês em que fez as compras. Se utilizar o seu cartão dentro desse intervalo de tempo tem acesso a uma forma cómoda de fazer as suas compras através de um empréstimo de curto prazo sem juros. No entanto, se deixar passar este período sem saldar por completo a sua dívida, terá de pagar juros diários pelo montante que se encontra por saldar.
Actualmente, a taxa de juro média dos cartões de crédito existentes em Portugal é superior à de outras formas de financiamento disponíveis no mercado como é o caso do crédito pessoal, mas é bem mais fácil de obter e utilizar, podendo escolher de um conjunto de opções de taxa de juro.


Como escolher um cartão de crédito
Quando estiver a escolher um cartão de crédito concentre-se nas suas várias componentes: a anuidade, a taxa de juro, os serviços associados, os benefícios pela sua utilização.
A anuidade é um valor que o banco cobra pela emissão e gestão do cartão, bem como por uma série de serviços associados, como é o caso dos seguros. Se dá importância aos seguros e outros serviços que vêem com o cartão, o melhor é fazer uma análise mais detalhada e escolher o que tiver uma melhor relação preço/qualidade.

Pode ainda escolher o cartão que incorpora benefícios, por exemplo contribuições para produtos de Reforma (PPR ou Fundos de Pensões), ou acumulação de pontos ou milhas que pode trocar por produtos e serviços, em função da facturação.
Se, pelo contrário, a única coisa que lhe interessa é a comodidade e segurança dos pagamentos, então é simples: escolha o cartão com uma anuidade baixa.

Quanto à taxa de juro, ela será nula se optar por pagar mensalmente o saldo total do seu cartão. De qualquer forma, se pretende recorrer a esta forma de crédito, o melhor é escolher as ofertas que permitem obter uma taxa mais baixa, por exemplo, fraccionando por vários meses as compras de maior valor.
Não se esqueça que o financiamento através de um cartão de crédito é apenas uma solução para despesas de natureza pessoal. Equacione, em cada caso, comparar com outro tipo de empréstimo, como o crédito pessoal, ou utilizar o valor disponível de uma garantia para aumentar o montante do seu crédito hipotecário.
avatar
AGEL Futuro
Admin
Admin

Número de Mensagens : 157
Idade : 38
Data de inscrição : 16/01/2008

Ver perfil do usuário http://oportunidades-ganhardinheiro.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum