Obesidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Obesidade

Mensagem  AGEL Futuro em Ter Fev 26, 2008 1:55 am

A obesidade, nediez, ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é o acúmulo excessivo de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso considerado óptimo - o que se observa através da comparação entre peso e altura.

Sempre que houver uma ingestão de calorias (através dos alimentos) maior do que o gasto energético, haverá acúmulo de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nas células do panículo adiposo.

A conversão em gordura desse excedente se verifica porque metabolicamente é o meio mais eficaz: a molécula de triacilglicerídeo (designação bioquímica das gorduras) contêm mais que o dobro de calorias no mesmo peso do que nas formas de carboidrato ou proteína: essa diferença chega à proporção de nove contra quatro.


Efeitos à saúde
O excesso de gordura repercute de forma negativa em todos os sistemas do organismo. A obesidade é uma causa determinante de doenças graves como a diabetes, também são frequentes os problemas respiratórios, devido à pressão que o acumular de gordura no abdómen exerce não só sobre a cavidade abdominal como sobre a caixa torácica, dificultando a respiração. Os ossos e os músculos, principalmente os das costas, também são afectados pelo esforço adicional exigido para suportar o excesso de peso.

Além disso, a obesidade influi principalmente no funcionamento do sistema cardiovascular. Elevados níveis de gordura no sangue depositam-se nas artérias, dificultando a irrigação sanguínea, e tornam os vasos rígidos, o que eleva a pressão arterial. A obesidade também causa intenso desgaste do coração, que trabalha mais do que o normal para impulsionar o sangue através de vasos sanguíneos cada vez mais estreitos e rígidos. Outra complicação são as infecções cutâneas produzidas pelo suor e o atrito das dobras da pele.


Medidas
O peso isolado não é um bom indicador de obesidade, já que isto vai depender também da sua relação com a altura do indivíduo examinado. Para se determinar o grau de obesidade é utilizado um padrão, chamado IMC (Indice de Massa Corporal).

O IMC é o resultado obtido quando se divide a massa [o popular "peso"] (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). Seu resultado é dado em "kg/m²".

O IMC normal vai de 18 a 24,9 kg/m². Abaixo de 18 é considerado muito magro, entre 25 e 29,9 é a faixa do sobrepeso.

De 30 a 34,9 é obesidade grau I, de 35 a 39,9 é obesidade grau II e acima de 40 é obesidade grau III ou obesidade mórbida. Acima de 50 é chamado de super obesidade.Acima de 60 vem a super-super obesidade.


Tratamento
Dependendo do nível da obesidade o tratamento pode incluir uma combinação de dieta, exercícios físicos, mudança de comportamento e algumas vezes remédios para emagrecer. Em alguns casos de obesidade severa, a cirurgia para redução de estômago (bariátrica) pode ser recomendada.

O Agel FIT desempenha um papel muito importante na frustante luta que muitas vezes enfrentamos para comer menos e nos mantermos mais activos. Ao eliminar os nocivos efeitos dos estimulantes, FIT contém um ingrediente activo e natural conhecido como Super CitriMax™, uma fórmula patenteada do HCA (ácido hidroxicítrico), que é proveniente do extracto da fruta e da casca da Garcinia Cambogia.

A função principal do HCA é prevenir que o corpo armazene carboidratos que não utiliza. Quando comemos mais do que nosso corpo pode "queimar" diariamente, os carboidratos adicionais armazenam-se em forma de gordura. O HCA inibe o armazenamento desses carboidratos adicionais. O HCA também aumenta eficazmente a habilidade do corpo para "queimar" o que já tinha armazenado. E outro ponto a favor é que tem um leve efeito supressor do apetite. Com um ataque nestes três pontos diferentes, adquire-se uma grande vantagem na luta para "queimar" mais do que consome. Concluíndo, estamos a falar da perda de peso. Toma-se um pacote de Agel™ FIT, com sabor a limão, duas vezes ao dia, caso necessite. Ingerir 30 a 60 minutos antes de uma refeição e irá obter todos os benefícios deste ingrediente clinicamente comprovado.

FIT Garcinia Cambojia, aumenta o volume do bolo alimentar, dá uma noção de saciedade; modera o apetite e estimula a queima de gordura.


Epidemiologia
A obesidade caracteriza-se também como um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde.

Segundo um estudo realizado pela OMS, cerca de 300 milhões de pessoas atualmente são obesas. Nauru, ilha no Pacífico apresenta os maiores problemas de obesidade (80% de sua população sofre de obesidade, sendo que o país onde há mais subnutrição é a Somália, onde 75,02% da população passa fome). Países como Barbados, EUA, Brasil também sofrem de sérios problemas com uma população acima do peso.

Fonte: Wikipedia
avatar
AGEL Futuro
Admin
Admin

Número de Mensagens : 157
Idade : 38
Data de inscrição : 16/01/2008

Ver perfil do usuário http://oportunidades-ganhardinheiro.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum